Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

terça-feira, 25 de maio de 2010

Coraçao de Gelo-fragmento

Hoje mostrarei um pedacinho de um conto meu chamado:"Coraçao de Gelo":


"O frio estava congelante, o vento uivante acoitava-lhe a pele, a escuridão começava a se desvanecer agora.
Sabia que sua aventura  implicava em riscos de morte muito sérios, mas estava decidido a arriscar tudo para ver estas criaturas gigantescas.
Ouviu o uivo dos lobos gigantes ao longe, sentiu o cheiro de  predadores pequenos por perto, desviou-se do caminho deles, passou pelo lago congelado e pelas caveiras de cavalo horripilantes acima da superfície do lago, e, refeito do susto, quando a floresta acabou, ouviu os rugidos dos grandes elefantes peludos que procurava, já de perto. Escondeu-se atras de uma arvore e viu: lá estavam eles, gloriosos em sua majestade, os Mamutes. Podia-se contar uns vinte deles, e alguns filhotes. Estava simplesmente deslumbrado. Ele notou no entanto que repentinamente eles ficaram nervosos.
Pensando que eles o tivessem farejado, sentiu o vento, e percebeu que ele não era a causa daquela agitação.
- Meeeeeaouwwwww!
Um sinistro miado, verdadeiro e feroz rugido carnívoro se ouviu de pertinho. O garoto se arrepiou dos pés a cabeça, sua espinha gelou.
Olhou para trás.
- A Morte de dentes Longos!
O Smilodon estava próximo , apenas vinte e cinco metros os separavam, e ele estava pronto para atacar. Sua cabeça estava na altura da cabeça do menino, que suou frio. Seus dois dentes de sabre de vinte centímetros , serrilhados e afiados, levemente recurvados e pontiagudos brilhavam ao luar, e havia sangue fresco de alguma outra vitima respingando deles. Seu instinto falou rápido. Correu o quanto pode em direção dos Mamutes, muito próximo. O enorme felino dentes de sabre  abriu sua bocarra, os enormes caninos a mostra, um urro profundo e tétrico, e saltou agilmente.
Seu salto era certeiro, e os caninos já estavam a centímetros dos ombros do garoto desesperado, quando uma providencial tromba acertou o predador com violência, jogando-o ao chão. O menino tropeçou na neve e caiu. Olhou para cima e viu uma fêmea mamute olhando para ele. O enorme macho, chefe da manada, trombeteou sua fúria para o smilodon, que logo se levantou e preparou se para  saltar na a lateral do enorme paquiderme, entre as costelas e a perna traseira.. Outros mamutes vieram em socorro do chefe. Vendo que a bocarra do gigantesco gato ia afundar seus dentes de sabre no ventre do chefe dos Mamutes e iria mata-lo, Xer-Norsman levantou-se e gritou para o smilodon:
-Venha! Aqui! Venha me pegar!
O enorme predador distraiu-se e mudou de alvo ,pronto a matar aquele garoto atrevido.
Quando saltou, no entanto, outra tromba forte o jogou longe."


Cristiano Camargo.

Relaçoes familiares nas minhas obras

Olá, bom dia a todos(as)!

Hoje vamos falar de um assunto carismático:a relaçao familiar nas minhas obras.
Nos meus primeiros livros,ou os personagens  nao tinham relaçoes familiares ou elas nao eram citadas, ou detalhadas.
Só recentemente comecei a explorar melhor este filao.Vamos analisar entao em ordem cronologica:
Em Jornada ao Vale Deslumbrante,Michell, em conflito com a severidade do pai quanto aos seus estudos, foge para a Época dos dinossauros com seu amigo Bronto .Nada é dito se ele tem irmaos ,e nao se fala da mae dele.E entre ele e o pai dele, tudo o que se sabe é que eles tem sérios problemas de relacionamento.Em Exfalligur-   Glória de Aço, Ágatha tem um ótimo relacionamento com o pai, a me só existe em espírito, mas também o relacionamento é tranquilo,mas ela é filha única.Em FutureExpedition, Christina  e seu pai também tem um bom relacionamento, mas novamente a mae está ausente e irmaos idem.
Já em Vanglorius o pai está ausente (morto) e a mae desaparece, e ele é criado por Bethonn, seu padrasto.Quando reencontra a mae, Vanglorius, apesar de carente,a recebe com frieza, já que ela está casada novamente, e ele nao corresponde bem ao carinho dela, e recebe mal o marido dela.Sua revolta é achar que ela o abandonou quando mais precisava,mesmo ela explicando que ele foi tirado dela a força.
Em Homem mau,Lobo bom,as jovens Michelle e Jeniffer tem um relacionamento tempestuoso com ambos os pais,mas entre elas o relacionamento é saudável e normal,apesar dos genios um pouco diferentes das duas.
Na saga Projeto Iguanodon, Rick Lankers e sua filha unica Christine tem um relacionamento tao próximo que as pessoas em volta chegam a pensar que eles possam ser namorados, ao invés de pai e filha.Na verdade a conotaçao sexual nao existe, mas a intimidade é grande.
Em o Espelho da Verdade, Narumeshi, o rapaz transformado em mulher, tem  um relacionamento conturbado com os pais, e incestuoso(homossexual??) com a irma,visívelmente apaixonada por ele(ou seria ela?).Mais do que o relacionamento entre irmaos, nesta estória o que se sobressai mesmo é o drama da mente masculina presa dentro de um corpo feminino.
Mas é  na saga Sensibilidade de Viver que as relaçoes familiares chegam ao seu apice.Lune é descrita com dois irmaos, Ruri,a irma do meio e Otaru, o irmao caçula, e seus pais,Kazuo e Momiji.Takeo,seu namorado, por sua vez, tem seu irmao Ryu e sua irma Megumi,a caçulinha da família.
Lune se dá muito bem com o pai, e bem mal com a mae,é muito amiga de sua irma, mas meio indiferente a seu irmao.Mas na família de Takeo as coisas sao bem mais barra -pesada:apesar de seus pais serem milionários,seu relacionamento com o pai é sempre tempestuoso, e com a mae, carinhoso e piedoso.Os pais, por sua vez, vivem em crise,Hayao, o pai, e Tomoko,a mae, definitivamente nao se dao nada bem.Ao contrário de Kazuo, que é meio submisso a Momiji,Hayao é um homem severo, tradicional,instrnasigente, rígido,imprevisível e justo, mas dominador e prepotente, que espanca a mulher sem dó nem piedade e os filhos também, apenas poupando a filha.
Momiji chega mesmo a ter um seio arrancado a espada, e tem as costas marcadas por vergoes de chicote.Ela ,diante do marido forte e de temperamento forte, é obrigada a se submeter e humilhar para proteger os filhos.Hayao no entanto acaba reconhecendo seus erros, pedindo perdao a toda a família e se redime, tratando a todos com carinho,humanidade e respeito, e passa a ser generoso com os filhos e amoroso com a esposa.
Takeo e Ryu, nao suportando a provaçao de tanto sofrimento, fogem para Osaka, e Megumi fica com os pais.
Mas cada filho lida com as loucuras do pai de maneira diferente:Takeo permanece sempre sendo o típico exemplo do bom filho bonzinho(exceto por nao aceitar a obrigaçao que seu pai lhe impoe de,como filho mais velho, sucede-lo nos negócios da família),mas Ryu se deixa levar para a tentaçao da bebida e pelo charme da vila Kotomi, que o usa como mero escravo para seus propósitos de acabar com a vida de Lune.No fim, ele é punido,e depois se redime.Mais tarde morre num acidente de automóvel.
Megumi nao é nada inocente, mas extremamente carente , e ao contrario de Ryu, se dá muito bem com Takeo.Bem a ponto de provocar o ciumes de Lune, que chega a pensar que os dois tenham um relacionamento incestuoso, mas na verdade a suspeita nao se confirma.
Já Lune é carinhosa com o Pai, que apesar de sua conversa de duplo sentido, respeita muito a filha.Momiji ve suas filhas como eternas crianças e por isto briga com Lune ao saber das relaçoes sexuais dela com o namorado.Lune é certinha, mas nao inocente,já Ruri é mais certinha ainda e inocente,Otaru briga com os pais porque quer ser adulto logo, e acha que suas irmas tem privilegios de tratamento em relaçao a ele.E Takeo se da muito bem com os pais de Lune,que o consideram um verdadeiro santinho.Nao falta nem Asuka, a avó de Lune,sábia, mas ironica, engraçada, que vive aprontado,como quando levantou a saia de Lune ao ser parada pela polícia por estar dirigindo sem habilitaçao e escapar da multa e aprrensao,acusando o guarda de corruptor de menores...
É curioso notar que em meus livros, pai e filho tem sempre um relacionamento difícil, mas pai e filha sempre tem relacionamentos muito bons e próximos !


Cristiano Camargo