Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Novo conto: O Rato que sabia pensar !

Acabei de concluir hoje um novo conto, assim designado com o curioso título de "O Rato que sabia pensar !".Este novo continho , de 8 páginas, mistura o estilo kafkaniano de escrever, com um toque de humor sofisticado,e o seu genero pode ser rotulado(apesar de que nao gosto de rótulos) como realismo fantástico/humoristico.Sim, é uma comédia.Uma das raras que faço, pois comédias sao extremamente difíceis de escrever.
O enredo desta estória conta com dois personagens(ou seriam tres?):Paciente e a terapeuta, a Dra.Rattus Ratzenbergen.
Uma noite, em seu quarto, Paciente, o paciente,recebe a visita indesejada de um rato, na verdade uma femea.
Nao se sabe ao certo se ele está acordado ou dormindo, ou sonhando, mas ele ve na sua frente ,depois do susto inicial,a rata vestir um avental e óculos de terapeuta, ela se identifica como terapeuta e começa a consulta em busca da cura para a fobia de ratos do Paciente.
Ao final da consulta,mais calmo, Paciente volta a dormir,a rata sai do quarto,e a Terapeuta, na verdade humana,vai embora, e a rata a ve indo embora.
O que o paciente viu,ou pensou ver, até onde vai a realidade e a imaginaçao(sonho?) no texto, deixei a resposta para com os (as) próprios(as) leitores(as) julgarem e decidirem o que de fato aconteceu.

Cristiano Camargo
 

Importancia da pesquisa para a criaçao literária

Quando se vai trabalhar com um tema histórico, pré-histórico ou mais específico,pesquisar é fundamental.Ser um(a) pesquisador (a)curioso(a) faz parte da essencia de se ser um (a) escritor(a).Só uma pesquisa esmerada e exaustiva pode conferir qualidade e credibilidade a obra.E quando o texto acerta, melhor ainda!
Vejam o caso do meu romance "Neanderthal":fruto de mais de treze anos de pesquisa e revisoes exigentes,este romance trazia uma proposta inovadora e ousada:o conceito de que um Homem de Neanderthal pudesse ser tao inteligente e sensível como os seres humanos atuais e culturalmente avançados!
O propósito era quebrar de vez o estereótipo hollywoodiano sobre o povo Neanderthal.
E entao, muitos anos depois,as mais recentes descobertas arqueológicas/paleontológicas, como a do paleontólogo portugues Joao Zilhao confirmam este conceito,elaborado numa época em que os próprios cientistas ainda acreditavam no homem das cavernas tosco e brutamontes, sem cultura e ignorante que Hollywood sempre explorou !
Viva!Minhas pesquisas estavam corretas, entao,e por isto Neanderthal, quando for publicado, terá tudo para ser revolucionário e visionário, com credibilidade e factibilidade garantidas,com excelentes chances de sucesso, ainda mais pelo fato de o
Povo Neanderthal estar em evidencia agora,no auge de sua fama.
Quem disse que escritores nao educam, nao influenciam?
Se souberem pesquisar,conseguem sim !


Cristiano Camargo