Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lune Tamassuki-o nascimento de uma personagem

Sensibilidade de Viver há tempos é a minha obra predileta, a que mais gostei de escrever e que mais gosto de reler.E isto tem uma razao de ser.
A concepçao e construçao desta obra era difícil, desafiadora e ambiciosa: uma trama inspirada nos animes japoneses, sem dúvidas-eu os adoro!
Mas ao mesmo tempo, tinha de ter a ver comigo,tinha de ser uma obra culta e inteligente, mas leve, que chamasse e mantivessea atençao do(a) leitor(a). Na verdade,muito mais voltado ao público feminino do que o masculino-esta obra, para ser sincero, teve como objetivo ser um livro feito especialmente para o público feminino.
E como tal, tinha de ter uma personagem feminina protagonista  convincente, que nao parecesse um homem tentando se fazer passar por uma mulher, mas parecesse uma mulher de verdade falando.Porque?Ora, porque ,só para aumentar o desafio eu decidira que a obra inteira seria narrada em primeira pessoa pela personagem principal,Lune Tamassuki !
E era aí precisamente que estava o maior desafio, a maior dificuldade da obra!
Pois, como um homem de meia -idade como eu iria compor uma personagem feminina ,adolescente ainda por cima,que fosse convincente,se eu só tinha o ponto de vista masculino de ver o mundo?

Bom, é para isto que existem as pesquisas!

O trabalho de um escritor nao é apenas ficar na frente de um computador escrevendo, tem de sair a campo e pesquisar,só que normalmente esta pesquisa se dá pela leitura de outros livros e pela pesquisa na internet.
No entanto, devido as peculiaridades das dificuldades envolvidas,resolvi fazer uma pesquisa diferente:
Passei a observar atentamente as conversas das mulheres nas ruas, nos onibus, centenas de mulheres anonimas,escutar atentamente as opinioes de amigas minhas, da minha mae,primas,minha irma e as amigas delas, e anotando tudo o que diziam mentalmente, especialmente no que tocava as opinioes das mulheres sobre a sociedade, sobre elas mesmas, sobre os homens,sobre tudo que as afetavam, incluindo os assuntos mais intimos.Depois, fiz uma média de todas estas opinioes e comportamentos delas observados por mim, e criei a personalidade da Lune,e só entao, comecei a escrever.
Agora eu tinha um ponto de vista feminino sobre o mundo e a sociedade a minha disposiçao, e com isto ficou muito mais fácil trabalhar.
Esta pesquisa levou varios anos para ser concluida, tempo que Sensibilidade de Viver levou para amadurecer.
Uma vez concluída a primeira parte(Prelúdio),cheguei a conclusao de que este veio podia ser bem mais explorado, e que Lune ainda tinha muito o que dizer.Era hora de Sensibilidade de Viver se tornar uma obra bem mais complexa.
Mas este é um assunto que depois conto a voces com mais calma.Aqui neste post, o que mais vale comentar, é que, quando mandei o texto final da primeira parte (Prelúdio) para a Editora, para fazer parte do livro Automato e outros contos,a dona da editora, apos ler Sensibilidade de Viver atentamente, comentou comigo:
-Parabéns!Nem parece que este texto foi escrito por um homem, parece mesmo que era  uma mulher de verdade  quem contava a estória !
Sorri para comigo mesmo orgulhoso, eu tinha atingido meu objetivo-criar uma personagem feminina realmente feminina,realista, nao algo ilusório,que parecesse falso!


Cristiano Camargo !

O Escritor e seus personagens II

Muito bem.Anteriormente falei da relaçao entre o escritor e seus personagens, mas acabei falando só da minha personagem preferida, a Lune Tamassuki, de Sensibilidade de Viver.
Porém, existem muitas outras personagens minhas interessantes, que valem a pena serem descritas aqui.
Construir um personagem é mais difícil do que se pensa, pois é necessário atribuir ao personagem uma personalidade própria, marcante e diferente da nossa própria.Alguns personagens tem suas personalidades inspiradas em pessoas reais, do meu convívio, outras foram criadas a partir da minha imaginaçao.Algumas, como a própria Lune, foram dificílhimas de compor, outras,bem mais fáceis.O Caso da criaçao da Lune será matéria de outro post só sobre isto mais para a frente.
Gostaria de começar por um personagem masculino que leva as pessoas a pensar e filosofar.Vanglorius, da obra homonima,é este personagem.
Vanglorius é um personagem que tem toda uma história de vida,complexo e denso, e que remete a todo o enredo da estória.
Básicamente o enredo do romance Vanglorius  é simples:trata-se de uma estória de ficçao científica.Mas nao se deixem enganar pelas aparencias:na verdade o tema é o dilema moral a respeito de se a sociedade precisa de heróis, porque precisa, e o que é um herói,e um questionamento moral e ético sobre os heróis sao mesmo bemfeitores da humanidade ou corruptíveis como outros seres humanos.
A estória discorre sobre o planeta Zenitreeth,dominado por um povo cruscáceo-humanóide,que mais lembram lagostas,e sobre sua lua, Liptéria, onde vive uma civilizaçao humana culturalmente e tecnológicamente situada como equivalente a da antiga Roma.
Porém, em Zenitreeth, além do pacífico e ultra inteligente povo crustáceo,vivem sete outros povos,os mais diversos.Quando o poderoso Império Troglon invade Zenitreeth e Liptéria,crustáceos sao dizimados a ponto de apenas sete sobreviverem escondidos em uma caverna.
Uma vez lá eles planejam a retomada do poder, utilizando-se de uma velha profecia- a do Libertador, um herói que aparece de tempos em tempos e liberta o planeta de seus algozes.Para tanto, um deles vai a Liptéria e encontra o príncipe dos humanos escravizado e sendo vendido em um mercado,depois que o pai foi morto e a mae desapareceu misteriosamente.Este  ex-príncipe é Vanglorius,comprado e adotado por um Crustáceo, e um treinador humano é contratado e levado com o menino ainda bem jovem e seu dono, para a caverna dos crustáceos, onde é treinado rigosoramente para se tornar um herói.Depois de vinte anos de treinos absurdamente exigentes, Vanglorius  agora adulto tem dois metros e meio de altura, tem duzentos e cinquenta quilos de músculos rígidos, e sabe falar todas as línguas e aprendeu todos os conhecimentos de todo um planeta.É invencível em todas as artes marciais.Ele recebe a famosa e lendária Espada Sagrada de Zukkor, tida como indestrutível e recebe a incumbencia de libertar todo o planeta e Liptéria.Detalhe:a pé!
Ele entao parte em sua missao.E é ai que o dilema moral que falei aparece.
Vanglorius nao teve carinho de pai, de mae, de ninguem, e vive a humilhaçao de ter sido escravo e comprado por alguem.Na verdade nunca soube o que é amor e carinho por ninguém.Como resultado ele é um herói sim, que luta pela justiça como todos os outros heróis o fazem, mas de uma maneira obstinadamente tao violenta que os próprios povos começam a questionar(e ele também) e ele é mesmo um herói ou vilao.Ele é neurótico e imprevisível e tem rompantes de fúria repentinas em que sai de controle e mata e destrói o que vir pela frente-as vezes, pessoas inocentes também.Ele nao ve problemas morais em esmagar cabeças, retalhar e fatiar  pessoas de todas as idades com sua espada, ao contrário, parece ter prazer em matar.Porém depois vem o arrependimento feroz,que o tortura, pois ele se cobra uma perfeiçao sobre humana, e nao se perdoa por errar.Com ele, aquela estória de poupar os inimigos e ser magnanimo com eles, para nao ser como eles, nao existe,para ele todo inimigo tem de morrer de qualquer jeito.
Geralmente se diz que um líder que comanda uma revoluçao, como Vanglorius faz, nao pode sucumbir a tentaçao de subir ao poder, mas Vanglorius o faz.Suas glórias  sao vas, por isto o seu nome,e o dever cumprido apos milhoes de mortes é altamente questionavel moralmente.
Ele está sempre filosofando sobre o que é na verdade ser um herói, se heróis sao mesmo necessários, sobre o que é certo ou errado ou justo ou injusto,e depois acaba amadurecendo e se controlando, quando finalmente descobre o amor, envolvido em um triangulo amoroso.
No fim, por trás da máscara de todo homem másculo e heróico está sempre um menino carente de carinhoe amor,revoltado porque quer o colo da mae-que nao tem.
Outro personagem masculino muito marcante é Kros-Ganik, de Neanderthal.Kros-Ganik, a princípio parece nao ter uma personalidade muito bem definida,mas tem uma hsitória de vida que lembra muito as características de pessoas com síndrome de Asperger: sózinho, isolado de sua sociedade, muito inteligente, gosta de observar o mundo, a Natureza,a sua sociedade de homens das cavernas primitivos e a tudo criticar.Mas na hora de agir...
Quando seu mestre Fros-Hostorn  percebe que o garoto nao tem coragem de agir para realizar suas idéias e investiga-las na prática, aplicando-as na realidade, ele o vai orientando com o passar do tempo,e no fim Kros-Ganik é um lider social, porém frustrado ante a inevitabilidade da extinçao de seu povo e da derrota para os Homens Modernos.Nao é alguem sensível e de sentimentos profundos e belos.

Bom, mais para a frente falarei mais sobre outros personagens , ou este post ficará demasiadamente longo.

Cristiano Camargo

Minha comunidade na Internet

Caros(as) leitores(as),convido-os para conhecerem minha comunidade no Orkut, denominada "De Asperger para Asperger".Para quem ainda nao sabe, sou portador da Síndrome de Asperger, e através de um longo e doloroso processo, consegui vencer quase todas as limitaçoes sociais em que esta síndrome costuma implicar.Lá voces conhecerao muito da minha vida e de detalhes deste  processo de amadurecimento,diferente do das outras pessoas, pelo qual passei.

Cristiano Camargo!

O Escritor e seus personagens

Os personagens sao a essencia do Escritor.Como viver sem eles?

Seres imaginários, fictícios muito por decerto-mas que tomam,as vezes dimensoes inacreditáveis,seja por seu carisma, seja pelos sentimentos , suas personalidades ,gestos e atitudes, sem falar ,é claro, suas histórias de vida, suas aventuras e desventuras.

Seres incríveis que, muitas vezes, tocam os coraçoes, nao apenas de seus autores, mas principalmente de seus leitores,grandes responsáveis pelo sentimento de vazio n ´alma e saudades sentidas quando o livro termina.

Para os escritores, os personagens sao também uma viagem a sua essencia mais intima de se ser um Ser Humano, ao centro de sua sensibilidade, ao amago de sua beleza de coraçao, e alguns personagens sao para os autores,muito queridos, como filhos, prediletos!

Como voces já puderam testemunhar em meu blog, fica claro qual de todos os meus personagens é o meu favorito,por consequencia, aquele pelo qual nutro mais carinho,entre todos:Lune Tamassuki, da minha obra, na verdade uma saga,"Sensibilidade de Viver".

Esta estudante japonesa, moradora de Osaka,que adora pensar, divagar em suas filosofices e racionalizar e criticar tudo,de 16 anos de idade(na época de sua criaçao-se ela fosse uma criatura viva na realidade, que tivesse 16 anos em 2004,hoje estaria já adulta, aos 22),tem uma personalidade forte marcante,com dois lados bem definidos:por um lado ela é racional, nervosinha,adora estapear com força quem ela julga ter agido errado com ela,e,diferente da maioria das mulheres de carne e osso que se conhece, tem coragem de dizer aos homens coisas que as mulheres geralmente nao tem coragem de fazer,ou que julgariam simplesmente inconvenientes,como por exemplo esta respostaque ela deu a uma cantada que levou em público,na segunda parte de sua saga:


"Naquele  mesmo dia, em que a Ruri e a Rina aprovaram minha nova aparência, fui ao colégio como sempre, mas antes, consultei minha tabelinha, e pensei comigo mesma num suspiro:

“Hoje é a época em que entro na minha TPM...espero que ninguém me provoque hoje!”

Quando cheguei ao colégio, caminhando pelo pátio, ouvi uma voz:

-Gostosa !Como você é gostosa!

Olhei para trás. Era outro colega de escola,Mitsuo, um verdadeiro gorila, o halterofilista da escola, metido a valentão, sujeito que tinha prazer em ser violento e desagradar às pessoas. Também tinha fama de tarado.

Não tinha jeito, fiquei furiosa:

-Como você sabe?Você acha que pode ofender as mulheres assim impunemente?

-Com este corpinho, claro que você deve ser muito gostosa na cama!

-Seu idiota, você nem transou comigo para poder saber, nem vai! A visão de mim nua é só para o Takeo!

Uma rodinha de gente se juntou para ver a briga, e as meninas estavam horrorizadas!Logo um rumor correu pela boca delas:”-Ela já transou com o Takeo!” , enquanto ficavam absolutamente ruborizadas de vergonha, mas eu sabia que elas nos  íntimos delas imaginavam a cena e se colocavam no meu lugar e deviam estar excitadas.Pura hipocrisia!

Mas não eram só elas, eu também ruborizei ao perceber sobre o que eram os cochichos.

-Então eu vou bater neste imbecil e vou ficar com você! Vai ser bom demais !

-Mitsuo, não ouse tocar um dedo no Takeo !E depois...

-Depois?

Meu tom de voz mudou de raivoso para sensual. Virei de costas para ele, e coloquei uma das minhas mãos em minhas nádegas depois de empina-las bem, e disse:

-Depois...isto aqui não é para você não, viu? Só quem pode me tocar aqui é o Takeo!Você nunca vai conseguir por as mãos em mim !E quer saber? Sim,eu sou gostosa mesmo !Admito ! Não tenho problemas, ao contrário das outras garotas, de admitir a verdade! E daí, qual é o problema?O que você tem à ver com isto?Você acha que só por que sou sexualmente atraente eu vou querer alguma coisa com você, seu idiota?Só o Takeo sabe com sou íntimamente, e você nunca terá este gostinho !

As meninas novamente ficaram de queixo caído , estupefatas, e ainda mais vermelhas de vergonha! Eu sempre fora assim, tinha coragem de dizer o que outras meninas não tinham, não conseguiriam dizer!"


Por outro lado, ela é uma menina sensível, amorosa, carinhosa,doce, de bom coraçao,uma pesoa humana linda,nao apenas físicamente,mas sobretudo de coraçao e alma, como neste outro exemplo, tirado da mesma segunda parte de sua saga, em que ela se reconcilia com seu namorado Takeo:

"Quando terminei de cantar, os aplausos vieram, e Takeo estava na primeira fila, e era o mais entusiástico! Nunca o tinha visto tão feliz! Notei que enquanto eu cantava, e lançava olhares carinhosos para ele, e às vezes apontava para ele,ele ficava encantado comigo, parecia estar num transe, olhar vidrado em mim o tempo todo,um misto de orgulho de mim e de si mesmo,feliz e emocionado, especialmente com a letra da música, mas eu percebia que ele sentia também o que esta música significava para ele e que ele estava consciente do quanto esta música significava para mim, e os sentimentos por detrás dela, e os meus sentimentos por ele por detrás do gesto de cantar...Quando minha voz silenciou,e notei as lágrimas nos olhos dele, meus olhos também ficaram rasos! Então ele não pôde se conter mais e subiu ao palco e me abraçou forte, me levantou do chão, e o público então parou os aplausos e começou à gritar : “-Beija! Beija !” E ele  logo rodopiou comigo e  me beijou longamente, com ainda mais lágrimas nos olhos,um beijo de uma paixão tão intensa e comovida que também não pude me conter mais, e minhas lágrimas não paravam de cair e se misturavam às dele e caíam em nossas bocas.Vi que o que tinha feito significara muito para ele...E o quanto significava para cada um de nós!

-Toc, toc, toc! Estou de volta ! Posso entrar novamente no seu coração?

Disse Takeo, após o beijo.

-Ai, amor...

Eu murmurei, colocando a mão dele no meu seio esquerdo e colocando minhas mãos na dele, e continuei:

-Você nunca saiu daqui, do meu coração, amor ! Seja bem-vindo de volta, anjinho !

-Obrigado,minha princesinha...você não sabe o quanto seu gesto significa para mim, o quanto você significa para mim...eu te amo demais !

-Eu também, querido, eu também..."

Acho que se uma mulher real tivesse,ao mesmo tempo,esta inteligencia,esta personalidade forte e ao mesmo tempo esta doçura e delicadeza de Ser, seria ela uma mulher inesquecível,apaixonante !

Lune tem um carisma tentador,e consegue consciliar sensualidade e inocencia ao mesmo tempo,é uma mulher que está descobrindo o amor pela primeira vez na vida, depois de uma vida racional, quando todas as suas amigas já tinham descoberto o amor e suas consequencias há muito tempo.Se ela é o tipo de mulher difícil de se lidar, cobradora,absurdamente ciumenta,mandona e as vezes violenta ao ser contrariada(haja tapas na cara e bolsadas!),ela é de uma sensibilidade  e de uma capacidade de amar profundas, pode -se dizer que ela se apega e acaba ficando emocionalmente dependente de quem ama,ainda que,mais para a frente, caia em si e se liberte, nao sem sentimento nem culpa ,por sinal,injustificada.

Lune é fascinante porque se descobre e se renova a todo momento,e amadurece na forma de um ser humano apaixonantemente intrigante e fascinante,que tem muito a aprender e muito a ensinar.Por toda esta riqueza de coraçao,eis a razao pela qual amo a Lune como se fosse uma filha, e confesso a voces.sinceramente:sempre quis ter uma filha, mas adoraria que ela tivesse esta exata personalidade quando se tornasse adolescente!

Por isto o meu amor paternal para com ela.


Cristiano Camargo !