Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desabafo

Caros(as) leitores(as):

Nao sei se sabem, mas participo do Orkut e de várias comunidades lá, uma delas é a de concursos literários.Nao faz muito tempo, coloquei uma enquete lá,perguntando se as pessoas achavam que participar de concursos literários poderia ser um meio de vida, de se sustentar e viver disto, e, para a minha tristeza, 88% dos votantes, portanto a maioria,votaram na alternativa"nao,é muito inseguro", e nem quiseram comentar o porque.Meu voto foi o único sim.E isto é, para mim,um fator de depressao.
A vida toda remei contra a maré,lutei contra a fé das outras pessoas em nao acreditar em mim,no que eu era capaz de realizar,ou pior, firgir que acreditavam para me agradar.A vida toda tive de ficar provando tudo a todos, pois para todos eu nao passava de uma criança, limitada, e que deveria ainda ter como obrigaçao procurar ser feliz em continuar limitado e sem realizar meus sonhos de vida.
E a vida toda superei limites e limitaçoes,e provei que todos estavam errados e eu estava certo,mas as pessoas em geral insistem em continuar nao acreditando.
Desde o final do ano passado, quando decidi-me que iria fazer dos concursos literários meu meio de vida e sustento e assim conquistar a indempendencia financeira a que ainda estou vinculado,venho participando de diversos concursos literários e os resultados começarao a aparecer a partir de setembro deste ano.Mas parece que só eu acredito no meu talento e no meu sonho de fazer dos concursos literários um meio de vida, da Profissao de Escritor uma profissao de verdade, regulamentada e reconhecida oficialmente pela sociedade, nao uma ocupaçao secundária, que precisa de outra profissao para sustenta-la.
Neste fim de semana fiz uma festa em casa, e vários convidados me sugeriram que eu usasse uma das garagens da minha casa para abrir um negócio-dinheiro fácil-diziam eles.Porém , embora eu fingisse que acreditava neles e nao demonstrasse, eu me ofendi profundamente com esta sugestao, pois ela deixava patente a falta de fé deles na minha capacidade de realizar os meus sonhos,a falta de capacidade deles em acreditar que posso sim vencer na literatura, e me sustentar só com ela,a falta de capacidade de entender que minha indempendencia TEM DE SER CONQUISTADA DO JEITO QUE EU QUERO, DO JEITO QUE EU ESCOLHI,NAO DO JEITO DOS OUTROS-pois, se minha indempendencia viesse do jeito dos outros, do jeito fácil, isto nao teria o menor mérito, a menor importancia, e minha frustraçao seria muito maior do que se meus sonhos  nao se realizassem, por que eu simplesmente nao teria dado chance para que ela se realisasse.
Estou chegando entao a uma conclusao:o limitado aqui nao sou eu,os limitados aqui sao eles, os realistas-pessimistas,falsos realistas que estao limitados por seus históricos de vida e por estarem mergulhados demais na realidade a ponto de nao aceitarem novas idéias e novos caminhos,os limites e deficiencias deles estao justamente na incapacidade de acreditar de verdade, de  me apoiar moralmente,nao há como se sentir bem querido pelas pessoas desta maneira,e nao vou pedir para ninguem acreditar em mim, primeiro porque seria perda de tempo e porque seria pedir demais para eles, ja que sao limitados, incapazes, incompetentes para acreditar, para constatar e admitir que todos eles estao errados e eu sou o único certo.Segundo que quem tem mesmo que acreditar em mim sou eu, o maior interessado.
Mas vou dizer a voces, gente, é muito duro e doloroso me sentir sozinho assim em minha fé.Eu gostaria muito que alguem me desse uma palavra de apoio, alguem que expresasse:-eu acredito em voce, vá em frente, lute, estou torcendo por voce !,mas que o fizesse nao porque toquei no assunto ou porque pedi-mas que o fizesse espontaneamente, de coraçao.
Eu vou, claro continuar lutando firme,minha convicçao e fé em mim mesmo sao poderosas, minha força de vontade é férrea, eu sou teimoso e quando encano com alguma coisa nao sossego até conseguir-e vou conseguir!
Mas é triste e doloroso acreditar sózinho.Me vem a mente agora aquela música triste que tocava no final dos episódios do Incrível Hulk,"The lonely Man",triste, mas poderosa, linda, comovente, tocante,e aquelas imagens do homem caminhando sózinho ao por do sol enquanto a música toca ,toca ainda mais meu coraçao,a dor da consciencia de que a dor de acreditar sozinho em seus sonhos é muito, muito pior do que estar físicamente sózinho.Acredito que deva ter sido assim que se sentiu o último Neandethal da Terra ao pensar em sua extinçao quando já a beira da morte- a mais profunda e angustiante solidao- único a continuar a acreditar !
Até quando vou precisar continuar provando?
Até quando?
Até quando?

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo