Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

sábado, 17 de julho de 2010

Entrevista com o Autor

Imaginem, se nossas próprias personagens nos entrevistassem, como poderia ser?
No caso da minha personagem preferida, Lune, de Sensibilidade de Viver, poderia ser algo mais ou menos assim:
"Lune:-Uma personagem e´ de domínio so´do seu autor? Não acha que os leitores também formam o que sou, e não apenas o seu próprio ponto de vista? Não seria so´uma arrogância sua?
Cristiano:-Olha, Lune, para ser bem sincero com voce, eu nunca tinha pensado nisto sob este ponto de vista.Acho até que voce tem razao,a personagem também é imaginada pelos(as) leitores(as) e pode ser bem diferente da personagem que eu mesmo imagino.Talvez eu seja meio possessivo para com as minhas personagens.
Lune:-Sou parte de você.Muito do que penso reflete suas próprias opiniões e idéias.E´ natural que eu o conheça como você me conhece. Alias, corrigindo. Você me conhece melhor do que eu a você, Cristiano. Eu so ´conheço uma faceta sua, a minha.Qual a sua opiniao sobre isto?
Cristiano:-Tens razao de novo.Mas nao sei se o público gostaria que voce soubesse mais de mim do que sabe.E nao sei até que ponto isto poderia lhe ser útil.Talvez, eu diria, para satisfazer sua curiosidade, saber quem é, no fundo, que pessoa humana é o seu autor.
Lune:-Até que ponto me seria útil?Acho que talvez voce veja suas personagens como bonecos manipulados a sua vontade,ou voce ve de uma maneira diferente?Somos objetos para voce?
Cristiano:-Nao, de maneira alguma. Eu nao as vejo assim.As vejo como se fossem pessoas de verdade, como se fossem filhos!
Lune:-Nao estou muito convencida disto, Camargo-sempai!O que tem a dizer em sua defesa?
Cristiano:-Voce é incisiva,Lune. Nao preciso convence-la.Tenho consciencia de minhas verdades.Posso dizer que as sinto assim.Pode parecer que as manipulo, mas o processo de criaçao é complicado,fica difícil dar autonomia a quem só existe na dimensao da realidade do papel, e nas mentes das pessoas.Mas penso que, imaginados pelos(as) leitores(as), voces ganham flexibilidade e autonomia, para ir além da minha imaginaçao!
Lune:-Bem respondido, Camargo-sempai.Muito obrigada, é tudo por hoje !
Cristiano:-De nada, Lune, foi um prazer conversar com voce!
Lune:-Igualmente!"


Eu poderia ir bem além,mas nao dá para esticar muito aqui.Mas nao deixa este de ser um exercício de imaginaçao interessante.

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo