Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Técnicas de construçoes de personagens

Para os(as) marinheiros(as) de primeira viagem  pelos mares da literatura profissional, vou aqui dar algumas dicas sobre como construir seus personagens:
A primeira coisa é evitar panejar antecipadamente, e em detalhes, como o personagem vai ser, antes mesmo da estória começar a ser escrita.
Ficar imaginando que a personagem fulana de tal vai ser assim, assada, com tais e tais características é inconveniente e arriscado, porque personagens evoluem com o correr da estória e geralmente adquirem uma personalidade própria, quase sempre inesperada .
Apenas tenham uma idéia geral, mas deixem muitos detalhes em aberto,tanto físicos como de personalidade, para permitir o crescimento da personagem-a personagem ideal vai sendo construída na mesma medida que a estória se desenrola.
Portanto evitem persongens fixas, ou seja, nao descrevam,logo no início da estória, todas as caraterísticas da personagem, tanto físicas como de personalidade,porque senao o autor fica preso a estas características e tem de levá-las até o fim e a personagem fica parada, nao evoli e se torna desiteressante e maçante.Lá pelo meio ou fim da estória acrescentar novas características, novos lados até entao desconhecidos do(a)leitor(a) é salutar, pois acrescenta um novo sabor e frescor a estória e prende mais a atençao. 
Torna-se interessante ir descrevendo as características de personalidade e atributos físicos  aos poucos, ao longo da estória, mas faze-los plásticos, moldáveis ao sabor do enredo,enriquece o próprio enredo e torna a estória mais interessante.
Caso for escrever uma estória de fundo histórico, ou baseada em fatos reais, pesquise, pesquise muito,para que a personagem fique mais verossímel,mas nao precisa exagerar na fidelidade, tome algumas pequenas liderdades e acrescente um pouco, ou a estória ficará chata, mas claro, nao exagere ou a coisa irá parecer irreal ou mesmo absurda.


Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo