Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Inesperado Salvador-Origens

Boa tarde, pessoal!
Pois é, hoje vou falar um pouco das minhas origens literárias.Trata-se da primeira obra que escrevi,em 1975,e com a qual fui um dos ganhadores do Primeiro Concurso Literário Circulo do Livro.
Bom, para se ter uma ideia de como foi a genese da minha primeira obra, e consequentemente, da minha carreira literária,é preciso situar quem era o Cristiano de 1975:
Eu tinha doze anos na época, era um menino tímido,ingenuo,inocente, sonhador,que vivia com a cabeça nas nuvens;era franzino, e já usava óculos.Morava com meus pais, na época ainda nao separados, e tinha acabado de ler toda a obra de Monteiro Lobato e O livro da Selva, de Rudyard Kipling.
Outras influencias vinham da televisao: os animes japoneses Phanthomas e A Princesa e o Cavaleiro, além das séries de monstros japonesas como Godzilla e afins, além do cinema, os desenhos Robin Wood,Mowgli e O Cao e a Raposa, da Disney.
Foi aliás, baseado no personagem principal de Robin Wood, do filme da Disney que esboçei o primeiro desenho do personagem principal da minha obra, também uma raposa.
O Inesperado Salvador foi sendo onstruído aos poucos, através de uma enorme coleçao de redaçoes  escolares com o mesmo tema, durante alguns meses.
A estória em si era bem ficçional, inocente e ingenua:Smeeth era uma raposa especial, que tinha inteligencia e força descomunais(principalmente em relaçao a um animal do porte de um cao cocker spagniel),era antropófogo e saiu um dia em busca de aventuras ,juntamente com seu amigo Poeta José, e lutou contra o cientista louco Enio, o Genio, que queria destruir o mundo.Smeeth vence, é claro, e se torna Rei.
Na obra , as influencias de Monteiro Lobato e dos desenhos japoneses é clara, e as aventuras sao muitas.
Uma curiosidade desta obra é que ela foi construida como um romance, com partes, tomos, capítulos, mas o texto em si nao tinha mais que umas quarenta páginas, entao o Concurso o considerou oficialmente como um conto.

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo