Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lune Tamassuki-o nascimento de uma personagem

Sensibilidade de Viver há tempos é a minha obra predileta, a que mais gostei de escrever e que mais gosto de reler.E isto tem uma razao de ser.
A concepçao e construçao desta obra era difícil, desafiadora e ambiciosa: uma trama inspirada nos animes japoneses, sem dúvidas-eu os adoro!
Mas ao mesmo tempo, tinha de ter a ver comigo,tinha de ser uma obra culta e inteligente, mas leve, que chamasse e mantivessea atençao do(a) leitor(a). Na verdade,muito mais voltado ao público feminino do que o masculino-esta obra, para ser sincero, teve como objetivo ser um livro feito especialmente para o público feminino.
E como tal, tinha de ter uma personagem feminina protagonista  convincente, que nao parecesse um homem tentando se fazer passar por uma mulher, mas parecesse uma mulher de verdade falando.Porque?Ora, porque ,só para aumentar o desafio eu decidira que a obra inteira seria narrada em primeira pessoa pela personagem principal,Lune Tamassuki !
E era aí precisamente que estava o maior desafio, a maior dificuldade da obra!
Pois, como um homem de meia -idade como eu iria compor uma personagem feminina ,adolescente ainda por cima,que fosse convincente,se eu só tinha o ponto de vista masculino de ver o mundo?

Bom, é para isto que existem as pesquisas!

O trabalho de um escritor nao é apenas ficar na frente de um computador escrevendo, tem de sair a campo e pesquisar,só que normalmente esta pesquisa se dá pela leitura de outros livros e pela pesquisa na internet.
No entanto, devido as peculiaridades das dificuldades envolvidas,resolvi fazer uma pesquisa diferente:
Passei a observar atentamente as conversas das mulheres nas ruas, nos onibus, centenas de mulheres anonimas,escutar atentamente as opinioes de amigas minhas, da minha mae,primas,minha irma e as amigas delas, e anotando tudo o que diziam mentalmente, especialmente no que tocava as opinioes das mulheres sobre a sociedade, sobre elas mesmas, sobre os homens,sobre tudo que as afetavam, incluindo os assuntos mais intimos.Depois, fiz uma média de todas estas opinioes e comportamentos delas observados por mim, e criei a personalidade da Lune,e só entao, comecei a escrever.
Agora eu tinha um ponto de vista feminino sobre o mundo e a sociedade a minha disposiçao, e com isto ficou muito mais fácil trabalhar.
Esta pesquisa levou varios anos para ser concluida, tempo que Sensibilidade de Viver levou para amadurecer.
Uma vez concluída a primeira parte(Prelúdio),cheguei a conclusao de que este veio podia ser bem mais explorado, e que Lune ainda tinha muito o que dizer.Era hora de Sensibilidade de Viver se tornar uma obra bem mais complexa.
Mas este é um assunto que depois conto a voces com mais calma.Aqui neste post, o que mais vale comentar, é que, quando mandei o texto final da primeira parte (Prelúdio) para a Editora, para fazer parte do livro Automato e outros contos,a dona da editora, apos ler Sensibilidade de Viver atentamente, comentou comigo:
-Parabéns!Nem parece que este texto foi escrito por um homem, parece mesmo que era  uma mulher de verdade  quem contava a estória !
Sorri para comigo mesmo orgulhoso, eu tinha atingido meu objetivo-criar uma personagem feminina realmente feminina,realista, nao algo ilusório,que parecesse falso!


Cristiano Camargo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo