Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Meus trabalhos na literatura infantil

Caros(as) leitores(as):Como sabem, eu iniciei minha carreira  literária na literatura infantil.Mas, desde que escrevi O Inesperado Salvador,muito tempose passou e passei a me dedicar mais a literatura infanto juvenil e principalmente a literatura para adultos.Mas nem por isto deixei a literatura infantil de lado.Jornada ao Vale Deslumbrante, minha segunda obra publicada, nao pode bem ser chamada de infantil, pois foi a adaptaçao de uma obra infanto-juvenil para o formato infantil,via reduçao e simplificaçao da estória, e nao é qualquer criança que entendrá esta estória.Marino Boy veio depois, mas sua natureza ainda é mais infanto-juvenil do que infantil.
Muito tempo depois,animado em fazer uma estória especialmente escrita para minha querida sobrinha Victória, Ursinho Mágico Pururin,bem recente,reve o tema infantil com maturidade, num nível de simplicidade que até crianças pequenas conseguem entender, e os diálogos dos personagens é fluido e usa expressoes e comportamentos típicamente infantis,entao, a compreensao é total.
Ao contrário de muitos(as) escritores(as) que subestimam a inteligencia infantil,como se escrevessem para pessoas com problemas metais/psiquiátricos sérios,minhas obras infantis, especialmente as atuais,destacam-se por valorizar a inteligencia das crianças,simplificando sim,mas sem trata-las como seres estúpidos, incapazes de raciocinar.
Ursinho Mágico Pururin é um bom exemplo.A estória da menina que teve a mae desaparecida no dia do Natal e recebe um ursinho mágico que fala e que lhe promete trazer sua mae de volta no dia do Natal do ano seguinte,mexe com a sensibilidade infantil, os sentimentos mais profundos, de amor aos pais,fala sobre carencia afetiva, e sobre o valor dos pais para solucioná-la.No fundo a mensagem  é a de mostrar o quanto a ausencia dos pais e a falta de atençao e prazer em desfrutar a compania dos filhos pode fazer mal as crianças,e no quanto elas sofrem com isto.Uma estória que serve, na verdade tanto as crianças como aos próprios pais.
No momento, estou escrevendo outra estória infantil, para minha outra sobrinha, Francesca.Trata-se de "A Princesa da Terra dos Sonhos Distantes".Posso dizer que esta é mais ficçional e mais aventuresca:Uma princesa-bruxa  ,que  com sua cachorrinha que precisa sair em busca de aventuras para resgatar o pai,com a ajuda do espírito da avó já falecida.O tema novamente é o amor entre pais e filhos, e das crianças pelos seus animais de estimaçao.

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado por Cristiano Camargo